Estamos vendo uma revolução dentro do futebol brasileiro, é algo jamais visto dentro do mesmo, e pode ser o início de uma nova era em nossos gramados.

Toda uma cultura está sendo remodelada, com a percepção de novas ideias. O que está acontecendo é uma revisão do conceito de futebol, onde admite-se que novos métodos podem ser mais eficazes, novas posturas podem ser adotadas, e principalmente, o futebol praticado aqui não é o melhor do mundo. O BRASIL está se reinventando futebolisticamente, pois finalmente está acompanhando uma tendência mundial.

Ainda temos sim os melhores jogadores do mundo, mas a preguiça tática que ainda se observa na maioria dos times brasileiros, só demonstra que no futebol moderno, para ser vencedor, é necessário técnica e tática. E isso passa necessariamente pela maior entrada de técnicos estrangeiros, a globalização existe, no futebol não é diferente. Ninguém mais vive isolado em suas próprias ideias, nas principais ligas o número de estrangeiros comandando os times é alto.

Essa abertura de mercado pode e será benéfica não somente para os jogadores de nossos campeonatos, mas também irá proporcionar uma reinvenção aos técnicos, onde treinamentos e posturas já observados, e vencedores em alguns casos, podem ser introduzidos e adaptados aqui. 

Por mais que exista resistência, principalmente dos treinadores brasileiros, já que serão os mais afetados com essas mudanças, os clubes perceberam, mesmo que tardiamente, que novos hábitos são necessários, e aqueles que melhor se adaptarem a essa realidade possivelmente serão triunfantes. Claro que somente um fator não é preponderante para tal evolução, mas é o começo de novos ares para o nosso futebol.

Será preciso tempo para adaptação mútua, principalmente no modo como enxergamos o futebol, devemos todos nos acostumar e dar chance a trabalhos de longo prazo, ou corremos o risco de permanecermos parados no tempo, dependentes de um ou dois jogadores extremamente excepcionais.

Bons tempos estão por vir em nosso futebol!!

Comparte este Goo:

¿Tiene contenido inapropiado?

Comparte este goo con un amigo: